Escolha uma Página

Sabia que a portabilidade de planos de saúde pode revolucionar sua vida financeira? Uma administradora de benefícios pode ajudar na execução desse direito garantido pela ANS. Mas quais são as vantagens desse processo? E o que uma administradora de benefícios pode, de fato, fazer por você? Descubra agora!

Como surgiu a portabilidade de planos de saúde

O beneficiário tem o direito de mudar de plano de saúde sem precisar cumprir novos períodos de carência desde 2009. Esse recurso, chamado de Portabilidade de Carências, é garantido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como objetivo assegurar as melhores opções de saúde para os brasileiros. Com as resoluções da ANS de 2011, que estendeu a garantia aos planos coletivos por adesão, e de 2019, aos planos coletivos empresariais, beneficiários de quaisquer categorias podem realizar a portabilidade.

O que é uma administradora de benefícios?

Administradora de benefícios é o nome dado às empresas que contratam e gerenciam planos de saúde e odontológicos, sejam eles coletivos por adesão ou empresariais. Pessoas jurídicas com essa finalidade precisam estar devidamente reguladas junto à ANS. Essas empresas são especialistas em planos de saúde coletivos e atuam como estipulantes ou prestadoras de serviço para empresas, órgãos públicos ou entidades representativas que desejam contratar um plano de saúde coletivo.

Como uma administradora de benefícios pode ajudar com a portabilidade de carências?

As administradoras de benefícios desempenham um importante papel na hora de guiar o consumidor à alternativa de plano de saúde que mais se adequa ao seu bolso e às suas necessidades. Com o auxílio dessas empresas, os contratantes têm seu poder de negociação ampliado e uma maior compreensão sobre os direitos garantidos pela legislação que rege o setor. Além disso, eles podem contar com o suporte logístico e a infraestrutura de serviços que as administradoras de benefícios oferecem.

Muitas vezes, o beneficiário paga por condições e vantagens que não serão utilizadas no seu dia a dia, a exemplo de reembolsos ou de coberturas específicas da rede médica. No contexto atual do país, com o alto índice de desemprego e a alta nos preços de produtos e serviços, a portabilidade de planos de saúde pode representar uma economia crucial à recuperação financeira dos beneficiários.

O que uma administradora de benefícios pode fazer pelo seu bolso com a portabilidade de planos de saúde?

A migração, quando realizada por uma empresa administradora de benefícios, te conecta ao plano de saúde que melhor se adapta a você e ao seu bolso. O objetivo é garantir as melhores e mais econômicas opções de saúde aos brasileiros. A economia na portabilidade é ainda mais atrativa para quem tem plano de saúde coletivo por adesão – aqueles que são contratados por meio de uma entidade de classe ou instituição representante de uma determinada categoria profissional.

Há casos de consumidores que, com o auxílio de uma administradora de benefícios, conseguiram reduzir os seus gastos com o plano de saúde em mais de 70%. Dados da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) mostram que, entre 2012 e 2020, os beneficiários de planos de saúde economizaram R$ 6 bilhões em reajustes sob a gestão dessas empresas.

Quantas administradoras de benefícios existem no Brasil?

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), há 168 administradoras de benefícios cadastradas no país.

Quer mais informações sobre portabilidade de planos de saúde?

Acesse o Guia de Portabilidade dos Planos de Saúde produzido pela ANAB (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios) e continue acompanhando os conteúdos do nosso portal. Aproveite a portabilidade, pois esse direito é seu!

Alessandro Acayaba de Toledo, advogado especializado em Direito e Saúde.

Leia também:

Portabilidade de Plano de Saúde: Como exercer esse direito?

Alessandro Acayaba de Toledo
Alessandro Acayaba de Toledo

Alessandro Piccolo Acayaba de Toledo é Advogado especializado em direito na saúde, com mais de vinte anos de experiência no setor de saúde suplementar e na consultoria a entidades como Associação Paulista de Medicina, Associação Médica Brasileira e sociedades de especialidades médicas. Foi diretor jurídico e vice-presidente do grupo Qualicorp e atualmente preside a ANAB – Associação Nacional das Administradoras de Benefícios, que representa as empresas responsáveis pela comercialização e gestão de planos de saúde coletivos no Brasil.

https://alessandroacayaba.com.br/